Segurança da Informação: a Importância para sua Empresa

cadeado destrancado sobre bits espalhados, representando falha de segurança

Segurança da Informação: a Importância para sua Empresa

Atualmente, é imprescindível que qualquer empresa, esteja ela dentro ou fora da internet, coloque esforços na Segurança da Informação de seus serviços. Afinal, ao usá-los, os usuários esperam que seus dados estejam mantidos de forma segura.

Esse motivo já é suficiente para que seja fundamental o foco nessa área em qualquer empresa. Contudo, as vantagens de possuir um serviço seguro, principalmente na internet, não se limitam apenas ao motivo ético de proteção de dados. Diversos mecanismos de pesquisa, como Google, com o intuito de estimular a adesão de protocolos de segurança pelos sites, prioriza os endereços que possuem tais protocolos ao exibir resultados de pesquisa em sua plataforma. Sendo assim, é de extrema importância que, não só pela segurança mas também pela visibilidade, um site ou serviço da internet invista nessa área.

Além disso, alguns selos de mecanismos de segurança (como protocolos SSL) podem ser exibidos para os usuários para que estes saibam que o serviço acessado é seguro. No caso do protocolo SSL, por exemplo, pode-se verificar um cadeado do lado do endereço do site. Ele indica que o site possui esse protocolo e, portanto, tende a ser mais seguro e confiável do que os demais. Assim, os serviços que procuram adotar protocolos de segurança adquirem uma boa imagem entre os outros do mesmo ramo, ganhando mais visibilidade e destaque.

Por fim, esse tema tem ganhado muita relevância nos dias atuais, principalmente devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP). Tal lei entrará em vigor no segundo semestre de 2020 e estabelece algumas definições que visam diminuir o risco de vazamentos de dados.

Conclusão

Dessa forma, é urgente que o ramo de Segurança da Informação receba enfoque da maioria das empresas à fim de:

• Se adequar às futuras normas obrigatórias estabelecidas pela LGDP
  • Manter a ética empresarial prezando pela confidencialidade de seus clientes
  • Ganhar visibilidade e destaque como uma empresa segura entre as demais

Adicione seu comentário